Quais as vantagens de ter Cidadania Italiana?

Você já deve ter se perguntado sobre quais as vantagens de ter a cidadania italiana reconhecida. Muitas pessoas também ficam em dúvida se ao ter a cidadania italiana reconhecida, implicará na perda da cidadania brasileira. E tem muitos brasileiros que embora saibam ou suspeitam de ser descendentes de italianos, acreditam que não tenham direito a cidadania italiana. Pois bem, neste artigo aqui do blog Italianize vou abordar todas essas dúvidas.

Como cidadão italiano você pode contar com diversas vantagens, vou contar algumas aqui para você, mas não espalha porque se não todo mundo vai querer virar cidadão italiano (risos…).

Bem… em primeiro lugar, você poderá morar em qualquer um dos 28 países europeus sem precisar de visto (União Europeia), veja no mapinha os países em azul. Olha que maravilha, você pode morar em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia… e claro, como um legítimo italiano, pode optar pela Itália.

O passaporte italiano é o 3° mais poderoso do mundo, permite acesso a diversos países, como EUA, Canadá e Japão, com visto facilitado. Além de facilidade de visto de estudo ou moradia de outros países fora da União Europeia, como Japão, Nova Zelândia e Austrália.  Então mesmo que você não queira ir para os países da União Européia, a cidadania italiana vai te ajudar em outros países.

European Union countries map. EU member country names, europe land location maps. Political member country land, nationalism geography globe cartography map vector illustration

O cidadão italiano tem acesso a incentivos e bolsa de estudos em universidades. Olha que bacana, você ou o seu filho (se for seu caso) poderá fazer mestrado, doutorado ou uma nova graduação.

Como vocês podem ver só tem vantagens nesse processo, não perca tempo, quanto antes você começar, antes as coisas vão acontecer.

As pessoas que buscam cidadania italiana, ou qualquer outra cidadania tem um propósito ou um sonho por trás disto. Uns buscam a cidadania para que seus filhos ou até a própria pessoa possa estudar fora do país desfrutando das oportunidades existentes para cidadão europeu. Outros porque tem um forte vínculo com uma determinada cultura, por exemplo, no Brasil tem famílias de origem italiana onde a cultura e os valores italianos são fortes e isso fortalece e cria nas pessoas essa identificação com o país e até motivam muitas pessoas a passarem a viver nesse país. Alguns querem ir para outro país ainda jovem para estudar, outros para iniciar uma carreira que lá fora é bem requisitado (futebol, informática, profissionais de saúde).

Tem famílias que querem partir do Brasil visando um futuro melhor para eles e seus filhos. E tem aqueles que esperam aposentar para ir viver uma vida com mais segurança e qualidade de vida, num país de primeiro mundo.

Cada pessoa tem um propósito, se você não tiver um objetivo e não ser uma coisa que queira muito, não adianta nem começar, pois a jornada é longa, requer persistência, paciência e atitude.

O processo para reconhecer a cidadania é burocrático e moroso, e se um dia você conseguiu chegar lá, é porque você mereceu.  Eu sempre pensei e ainda acredito que cidadania italiana não é para qualquer um, ou você tem muito dinheiro para alguém fazer tudo para você, ou você é uma pessoa determinada e capaz de buscar informação e colocá-la em prática e fazer sozinho.

Um outro ponto que eu disse que abordaria aqui é sobre se realmente você pode ser um cidadão italiano, mesmo sendo descendente distante de italianos ou se você não tem certeza como descobrir. Realmente, primeiro você tem que poder ser italiano jus sanguinis (direito de sangue, direito atribuído de acordo com sua ascendência), caso que abordarei em um artigo específico com mais detalhes. Mas de uma forma resumida, embora deixo aqui um parenteses, a importância de se avaliar a peculiaridade de cada caso, para a cidadania italiana não há limite de geração e mesmo que sua ascendência seja por uma mulher (por exemplo, trisavó, bisavó, avó) ou que você não carregue o sobrenome italiano, você poderá sim buscar o reconhecimento da cidadania italiana se tiver como comprovar sua ascendência.

Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos, muitos desses nem sabem que são. Devido a miscigenação brasileira, o brasileiro acabou perdendo sua identidade étnica e cultural de um determinado povo europeu, nos tornamos a mistura da cultura portuguesa, africana, indígena, italiana, alemã, japonesa, árabe, espanhola, polonesa, entre outras. Embora ainda algumas comunidades e centros culturais tentem manter essas culturas específicas preservadas, nem todos os descendentes tem acesso ou até mesmo foi despertado o interesse ao longo da vida em buscar contato com a cultura de suas origens ou mesmo com a história da sua família.

Outra questão muito comum também, é quando o companheiro busca informações sobre o direito a cidadania, ou seja, cidadania italiana por casamento, quando o companheiro ou companheira já possui cidadania italiana reconhecida, é possível solicitar a naturalização, o que dá os mesmo direitos que os do cidadão italiano, e neste caso, obviamente o cônjuge desfrutará dos mesmos benefícios do cidadão italiano.

Por isso o primeiro passo para saber suas origens é fazer a árvore genealógica da família, com certeza você irá se surpreender com muitas descobertas. A árvore genealógica da família é o ponto inicial do processo de cidadania italiana e eu vou ensinar alguns modelos e algumas dicas de ferramentas de pesquisa.

Espero que você tenha gostado desse artigo e acompanha o próximo post, pois agora chega de blá blá blá, pois iremos colocar a “mão na massa”!