Pesquisa no site do Centro Internaciozionale Studi Emigrazione Italiana – CISEI

Um outro site que costumo fazer minhas pesquisas é o do CISEI, que é um página de um projeto que ainda está em andamento, e está em sua terceira fase, tem como objetivo a criação de um arquivo online sobre a Emigração Italiana. Nesse site é possível ter acesso a um banco de dados integrado de informações.

Embora o projeto ainda não esteja concluído, é possível encontrar muitas informações nele, pois contém informações de diferentes arquivos, relacionadas à viagem realizada pela pessoa procurada, desde o país de origem até o destino, a data e o porto de partida, a data e o porto de chegada, a rota seguida e os dados no navio, em alguns casos, a biografia da pessoa, acompanhada de informações básicas relacionadas ao país de destino e aos fenômenos migratórios naquele período histórico específico.

Embora nem todos os registros estejam nesse banco de dados, se você tiver sorte poderá encontrar alguma coisa sobre o seu antenato nele. Agora vou mostrar as imagens do passo-a-passo da pesquisa e o link.

1º Entre no site do CISEI e para facilitar clique no símbolo do Brasil para que a página faça a tradução para o português.

2º Vá na opção Archivio online e vai aparecer o local de busca. Algumas vezes essa busca já aparece no topo da página incial, não sendo necessário nem procurar.

Onde circulei em verde e coloquei a seta deverá ser preenchido com o sobrenome (cognome, que significa sobrenome). Caso queira, poderá também colocar o nome (primeiro nome), mas não recomendo, pois pode ocorrer erros de digitação, é melhor você analisar todos os registros que a pesquisa trazer. E clica em enviar (invia/send).

3º Ao gerar sua pesquisa, se for somente com o sobrenome, ele vai trazer todas os emigrantes com aquele sobrenome, daí recomento que faça mais uma delimitaçao, o país, veja na figura acima que aparecem as opções “Tutti”, “Brasile”, “Usa”, “Argentina”, “Canada”,” Australia”, no caso, você deverá selecionar Brasile, daí sua pesquisa vai excluir as pessoas que migraram para os demais países. No exemplo eu não fiz assim, mas isso facilita bastante, principalmente quando tem muitos nomes.

Dai você começa analisar os registros que você suspeita ser da pessoa que procura, para abri o registro vai na última coluna onde tem um ícone de uma folha e uma seta verde, eu circulei com vermelho, e clica em cima para abrir.

4º Ao abrir o documento vai aparecer os detalhes do registro do emigrante italiano, sobrenome (cognome), nome, sexo (sesso), idade (etá), data da viagem (data del viaggio), local de nascido (luogo di nascita), destino (destinazione), Vapor (Nave), fonte do registro. Em outra informações, tais como nacionalidade, estado cívil, entre outros (ver na imagem).

O CISEI embora seja um projeto italiano, se baseia muito nos dados dos registros brasileiros, mas na minha experiencia de buscas, tenho observado que ao consultar esta ferramenta, sempre acabo tendo dados mais completos, por isso, acho importante fazer a busca de informaçoes nesta ferramenta, ainda que já tenha sido feita em outras, que ainda vou falar a respeito, como o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.