Algumas Belas Pontes da Itália

Uma ponte pode ir muito além de uma obra construída para estabelecer comunicação entre dois pontos separados por um curso de água ou qualquer depressão de um terreno, pode ter algo a mais, ter um significado, refletir uma ideia ou um contexto histórico.

Apresento aqui algumas belíssimas pontes que encontrei na Itália, que muito muito além de pontes, são obras de arte e história que se juntam ao belo cenário italiano.

1. Ponte Sant’ Angelo

A ponte Sant’ Angelo fica na cidade de Roma, localiza sobre o rio Tibre, ligando o centro da cidade com o Castelo de Santo Angelo, foi construída entre  134 e 199 pelo imperador romano Adriano. O objetivo da ponte era utilizada para que pedestres alcançassem a Basílica de São Pedro, tanto que o nome da ponte ante era “Ponte de São Pedro” mas que devido a lenda do avistamento de um anjo no topo do Casto, o nome da ponte foi alterado. Essa ponte em tempos sombrios do século XVI já foi utilizada para exibir corpos de pessoas executadas, mas tempos depois, foram colocadas 14 estátuas de anjos.

Extensão: 135 metros / Altura: 7 metros

2. Ponte Vecchio

Sobre as águas do rio Arno em Florença podemos encontrar a pitoresca Ponte Vecchio, além de uma ponte possui diversas lojas de jóias ao longo do seu trajeto. Construída na Roma Antiga, estima-se que foi construída em meados do primeiro século a.C, ainda em madeira, depois de destruída por cheias, foi reconstruída 1345.

Extensão: 95 metros / Altura: 7,32 metros

3. Ponte Della Maddalenna

Localizada na província de Lucca, a Ponte Della Maddalena, chamada no passado de “Ponte del Diavolo” ou Ponte do Diabo, a bela ponte está sob as águas do rio Serchio, próximo a comuna de Borgo a Mozano.

A construção da ponte demonstra engenharia medieval e indícios de que foi uma encomenda da condessa Matilda da Toscana, por volta de 1080 a 1100. Esta ponte fazia parte de uma importante rota de peregrinação medieval de quem vinha da França para Roma.

Extensão: 37,8 metros

4. Ponte Vecchio di Bobbio

Localizada na comune de Bobbio, na Emília-Romanha, a Ponte Vecchio di Bobbio construída sobre o rio Trebbia é muito antiga, possui 11 arcos em seus 273 metros de comprimento. Existem três pares de cruzes acima dos vãos principais, nos dois acima do arco principal chamado della Spessa , existem duas estátuas, que representam San Colombano e a Madonna dell’Aiuto.

A rustica ponte, também é chamada de Corcunda, foi construída nos tempos romanos, não se sabe exatamente quando, mas documentos Bobbiense de 1196 já citam manutenção da ponte.

Essa ponte foi identificada por estudiosos na obra de Leonardo da Vinci, Monalisa, no cenário ao fundo, pois pelos estudos ela estaria no Castelo em Bobbios, naquela edificação mais alta, no lado direito da foto, enquanto o pintor criava sua imagem.

Extensão: 273 metros

5. Ponte Isabella

Uma verdadeira obra de arte a céu aberto, a Ponte Isabella localizada em Turin, região norte, mas no lado leste da Itália, sob as água do rio Pó, foi edificada 1876 e 1880, em um projeto de Ernesto Ghiotti. 

A necessidade de criar novas travessias com a expansão urbana na cidade culminou a construção da ponte. A ponte foi dedicada a princesa da Bavieira, Isabella (1863-1924) que se casou com Tommaso Alberto Vittorio di Savoia-Genova em 1883.

“A elegância arquitetônica da ponte se deve à esbelteza da estrutura e ao contraste cromático entre o tijolo exposto dos frontões e as rosetas brancas, feitas com a mesma pedra que a cobertura dos arcos e das estacas. O aparato decorativo foi completado com parapeitos de ferro fundido e postes de iluminação, que foram substituídos na segunda metade do século XX.” (Museo Torino)

Extensão: 160 metros

6. Ponte Scaligero

Localizada na bela Verona, região norte da Itália, esta ponte dá acesso ao antigo Castel Vecchio, atualmente o Museu Cívico de Castelvecchio, sob ele passa o Rio Ádige. A Ponte Scaligero, de uso exclusivo do castelo, servia como via de fuga ou de acesso ao Vale do Ádige, evitando, assim, que o rio se tornasse uma barreira insuperável.

7. Ponte Vecchia Bassano del Grappa

Conhecida como Ponte Vecchio ou Ponte di Bassano ou ainda como Ponte degli Alpini, está localizada na comuna de Bassano del Grappa. Sobre os rio Brenta, foi construída em 1206, toda em madeira e coberta.

A ponte sofreu várias destruições seja por questões de de guerra no passado, como por imundações, tendo que ser reconstruída diversas vezes, mas sempre mantendo a arquitetura tradicional. A ponte foi declarada monumento nacional em julho de 2019.

Extensão: 58 metros / Altura: 11 metros

8. Ponte Rialto

Localizada sobre o Grande Canal da cidade de Veneza, a Ponte Rialto é uma das mais antigas e uma das mais famosas. Sua construção em arco por volta de 1250 permitiu que as embarcações trafeguem normalmente no canal, sem interrupção, substituindo a anterior que eram duas estruturas de madeiras inclinadas, em forma de rampa, que tinham que ser unidas para formar a ponte e recolhidas para passar as embarcações.

Extensão: 48 metros / Altura: 7,32 metros

9. Ponte do Diabo

A bela Ponte do Diabo é o cartão postal da cidade de Cividade del Friuli, localizado na antiga província de Udine (atual Friuli-Venezia Giulia), sobre o rio Natsone, foi construído em pedra em 1442. Infelizmente a bela construção original foi destruída pelo exército italiano em outubro de 1917 com objetivo de atrasar o avanço dos exército autro-alemão, mas foi logo após reconstruído no ano seguinte. Posteriomente, na segunda guerra-mundial, sofreu danos irreversíveis por soldados alemães em 1945.

Os diversos fatos de destruição da ponte até sua paz, derivou um lenda que se resume basicamente a que o povo de Cividade pediu ajuda ao Diabo para que a ponte não fosse destruída mais uma vez, entretanto para isso, em troca ele exigiria primeiro a alma da primeira criatura que passasse na ponte, então diz a lenda que fizeram um animal passar na ponte (ou gato, ou um cão ou um porco), e assim o Diabo deveria deixar o povo de Cividale em paz. Uma outra versão diz que o diabo se limitou a simplificar a construção da obra, colocando a grande pedra sobre a qual repousa o pilar central da ponte.

Extensão: 50 metros / Altura: 22,50 metros

Segue um mapa com o trajeto dos locais onde estão localizadas as nove pontes, começando por Roma (Ponte Santo Angelo), Florença (Ponte Vecchio), Lucca (Ponte Della Maddalena), Bobbio (Ponte Vecchio di Bobbio), Turin (Ponte Isabella), Verona (Ponte Scaligero), Bassano del Grappa (Ponte di Bassano), Veneza (Ponte Rialto) e terminado em Cividale del Friuli (Ponte do Diabo).

Já vai aí uma dica para conhecer belas regiões da Itália!

Fontes de Pesquisa: