Um Casal de Italianos que liga vários brasileiros a Família Real Inglesa

No dia 08 de setembro de 2022 o mundo foi surpreendido pelo falecimento da Rainha Elizabeth II. Embora já tivesse avançada idade, a Rainha do Reino Unido, apresentava-se ativamente nos eventos reais. Nascida aos 21 de abril de 1926, em Londres, Elizabeth Alexandra Mary, seu nome original, faleceu aos 96 anos de idade. A Rainha reinou por 7 décadas, uma mulher serena, que cativou muitos ingleses e o mundo.

Sendo uma apaixonada pela genealogia, descobri a uns anos atrás que eu e muitos brasileiros temos em comum com a Rainha Elizabeth avós italianos.

O Casal de Italianos – Rugero de Tassis e Alegria Albricci – 1ª Geração

Por volta de 1445, em Cornello, próximo de Bergamo, região norte da Itália nasceu Ruggero de Tassis, também conhecido como Ruggero von Taxis, ou ainda Ruggiero II de Tasso. Existem registros de outros nomes também, como Rogen von Taxis e Ruggiero Tasso, mas trata-se da mesma pessoa.

Ruggero era o segundo filho de Ser Pasius de Cassis de Cornello e de Tonola de Magnasco.

“Em 1512, o Imperador do Sacro Império concedeu a Ruggiero o direito de ser chamado “Roger von Taxis”.

Ruggiero e seus irmãos eram proprietários do Serviço Postal entre Milão, na Itália, e Innsbruck, na Áustria, a serviço do Sacro Império. O escudo de armas da família von Taxis incluía a trompa que se tornou o símbolo do serviço postal no Império alemão.

Com Alegria Albricci, Ruggiero teve 7 filhos, Maffeo (1475-1536), Johann (1476-1541), Helena (1585), Joanna, Elizabeth (falecida em 1518), David (falecido em 1538), Domenico Simone (falecido em 1563) e Simon (falecido em 1563). Ruggiero faleceu em 1514 ou 1515, em Roma.

Os Irmão Tassis – Maffeo e Johann

Vou falar de dois dos filhos de Ruggero de Tassis, os irmãos Maffeo e Johann.

Maffeo está na minha linhagem de ancestrais, é meu 15º avô. Johann é o 13º avô de Albert Frederick Arthur George, que foi rei do Reino Unido, pai da falecida rainha Elizabeth II, e avô do novo rei Carlos III, Charles Philip Arthur George. Sendo assim, eu e diversos brasileiros, temos em comum 15 gerações atrás o mesmo casal, os italianos Ruggero e Alegria.

Mas como uma linhagem foi parar na Inglaterra e outra no Brasil? A seguir é possível entender um pouco sobre como as linhagens se separam, resultando em uma vinda para no Brasil, descendentes de Maffeo, e outra que se manteve na Europa, os descendentes de Johann.

“Maffeo era fidalgo italiano, e gentil-homem da Câmara do Imperador Maximiliano I. Em 31 de Maio de 1512, em Trier, na Alemanha, Maffeo tornou-se o Senhor da casa Von Taxis. Em 1517, após a morte de seu tio Franz von Taxis, Maffeo enriqueceu herdando a concessão do monopólio do serviço postal na Espanha, que lhe foi concedida pelo imperador Maximiliano I. Em 1522, Maffeo foi nomeado carteiro-mor da Cúria pelo Papa Adriano IV. Após 1526, mudou-se para a Espanha, onde exerceu o cargo de Correio-mor e onde teve três filhas e “prolífica descendência”.”

Nota: Maxilimiliano I era o Imperador Romano Germânico, a região de Bergamo estava nas mãos dos Austríacos, pois pertencias ao República de Veneza.

“Johann foi proprietário do Serviço Postal do Sacro Império, incluso, na Itália, membro do conselho da cidade de Bergamo, e conselheiro imperial. Em 1517, faleceu seu tio, Francisco de Tasso (Franz von Taxis). Johann herdou então o título de Proprietário do Serviço Postal Imperial e seu rendoso negócio. As relações entre sua família e a corte imperial mantiveram-se firmes após a coroação de Carlos V como Imperador em 1519. Johann tornou-se amigo e companheiro do imperador, e esteve presente em muitas campanhas militares e reuniões da Dieta. Consolidou assim os negócios da família e estabeleceu o primeiro serviço postal militar no exército imperial. Sua atuação foi decisiva na perpetuação da fortuna e do prestígio da família.”

Fig. 1 – Ruggero de Tassis

Nas gerações portuguesas e brasileira, o sobrenome italiano Tassis (ou Taxis) transformou-se no português Taques.

*PARTE I – GERAÇÕES DA LINHAGEM REAL – JOHANN DE TASSIS*

1ª Geração da Linhagem Real

Johann de Tassis

Johann Baptista von Taxis (em Alemão) ou Giovanni Baptista Tassis, nascido aproximadamente em 1470, em Cornello, Bergamo. Casou-se com Barbara di Walcher. Após a morte de Bárbara, Johann casou-se pela segunda vez, em 6 de março de 1513, em Antuérpia, na Bélgica, com Christina von Wachtendonk. Johann faleceu em 16 de outubro de 1541, em Bruxelas, e Christina em 5 de janeiro de 1560, em Malines, na Bélgica.

Christina von Wachtendonk , nascida em 1482, falecida em 1561, bisneta de Willem van Wachtendonk , filho bastardo de Renaud IV de Guelders , conde de Juliers . Johann von Taxis teve 11 filhos com Christina.

Johann foi proprietário do Serviço Postal do Sacro Império em Cluso, na Itália, membro do conselho da cidade de Bergamo, e conselheiro imperial.Em 1517, faleceu seu tio, Francisco de Tasso (Franz von Taxis). Johann herdou então o título de Proprietário do Serviço Postal Imperial e seu rendoso negócio.

As relações entre sua família e a corte imperial mantiveram-se firmes após a coroação de Carlos V como Imperador em 1519. Johann tornou-se amigo e companheiro do imperador, e esteve presente em muitas campanhas militares e reuniões. Consolidou assim os negócios da família e estabeleceu o primeiro serviço postal militar no exército imperial. Sua atuação foi decisiva na perpetuação da fortuna e do prestígio da família.

 Fig. 2 – Registro de Sepultamento de Johann – Family Search

2ª Geração da Linhagem Real

Leonhard von Taxis

Leonhard von Taxis ou Leonard de Tassis nasceu por volta de 1522 e faleceu aos 90 anos em 5 de maio de 1612 em Bruxelas . Em 1546, seu primeiro casamento foi com Margaretha Damant, falecida em 12 de outubro de 1549. Teve um segundo casamento antes de 1556 com Louise Boisot de Rouha, com quem teve 6 filhos. O imperador Rodolfo II o nomeou em 1606 para tesoureiro imperial e em 16 de janeiro de 1608 para os barões hereditários do Império.

Os negócios do serviço postal de Leonhard foi assumido pelo seu filho, Lamaral von Taxis.

Fig. 3 – Registro de Sepultamento de Leonhard – Family Search
Fig. 4 – Leonhard von Taxis

3ª Geração da Linhagem Real

Lamaral von Taxis

Lamaral Von Taxis, filho de Leonhard von Taxis, nasceu em Bruxelas em 1557 e faleceu em 7 de julho de 1624. Em 1579, casou-se com Genoveva von Taxis, filha do Correio-Mor de Augsburgo, Seraphin II von Taxis. Ele também é conhecido como Lamoral I, para distinguí-lo de seu tio, Lamoral Cláudio Franz von Thurn und Taxis. Com Genoveva teve pelo menos três filhos, Leonora, Johan Franz e Leonard II Von Taxis.

Fig. 5 – Lamaral von Taxis

4ª Geração da Linhagem Real

Leonard II von Taxis

Leonard II von Taxis era filho de Lamaral von Taxis e sua esposa Genoveva. Nasceu em Bruxelas, Belgica em 05 de julho de 1594. Faleceu em 23 de maio de 1628 em Praga, Boehmia, na antiga Tchecoslovaquia. Era casado com Alexandrine de Rye, que devido a sua morte precoce, assumiu os negócios do serviço postal. Com Alexandrine teve pelo menos dois filhos, Genoveva Anna Von Taxis e Lamaral II Claudius Franz Von Thurn and Taxis.

Fig. 6 – Leonard II von Taxis

5ª Geração da Linhagem Real

Lamaral II Claudius Franz Von Thurn and Taxis

Lamaral II Claudius Franz Von Thurn and Taxis foi batizado em 14 de fevereiro de 1621 em Bruxelas e faleceu em 13 de setembro de 1676. Era filho de Leonard II Von Taxis e de Alexandrine de Rye. Ele obteve permissão do Imperador em 1650 para mudar o nome de sua família para von Thurn und Táxis.  Ele e sua mãe foram fundamentais na organização do sistema postal imperial.

Casou-se em 6 de fevereiro de 1650 com a condessa Anne-Francoise de Horne, filha do conde Philip Lamoral de Horne e Houtekerke e sua esposa, a princesa Dorothée Jeanne d’Arenberg. Deste casamento, ele teve os seguintes filhos: Eugen Alexander, Inigo Lamoral, Franz Sigismund, Genoveva Ernestina Maria, Anton Alexander e outros quatro filhos que morreram jovens.

Fig. 7 – Lamaral II Claudius Franz Von Thurn

6ª Geração da Linhagem Real

Eugen Alexander von Franz von Thurn and Taxis – O Primeiro Príncipe

Eugen Alexander Franz von Thurn and Taxis era filho de Lamaral II Claudius Franz von Thurn and Taxis e de Anne-Francoise de Horne, nasceu aos 11 de janeiro de 1652, em Gaasbeek, Lennik, Brabant.

Foi o primeiro príncipe Thurn and Taxis, Diretor sucessor do Serviço Postal e General Imperial da Cavalaria, na Bélgica. Faleceu aos 62 anos em 21 de fevereiro de 1714 em Frankfurt na Alemanha.

Casou-se com Princesa Anna Adelheid zu Fürstenberg-Heiligenberg em 24 de março de 1678, em Viena, Áustria. Eles foram pais de pelo menos 4 filhos e 5 filhas: Dorothea, Anselm Franz Fürst von Thurn und Taxis, Heinrich Franz, Anna Franziska, Eleonora Ferdinanda, Ingo Lamoral, Anna Theresia, Maria Isabela Godofreda, Jakob Lamoral.

Fig. 8 – Registro de Sepultamento de Eugen– Family Search

7ª Geração da Linhagem Real

Anselm Franz Fürst von Thurn und Taxis – Segundo Príncipe

O Princípe Anselm Franz Fürst von Thurn und Taxis era nascido na Bélgica em Bruxelas, aos 30 de janeiro de 1681. Era o filho mais velho do Príncipe Eugen Alexander Franz von Thurn and Taxis e Anna Adelheid zu Fürstenberg-Heiligenberg. Faleceu em 8 de novembro de 1739 aos 58 anos em Bruxelas, Bélgica

Foi casado com a princesa de Lobkowics Ludovika Anna Franziska, em 10 de janeiro de 1703. Tiveram pelo menos os seguintes filhos, Maria Philippina Eleonora, Alexander Ferdinand(Terceiro Príncipe), Marie-Auguste Anna, Christian Adam Egon Joseph e Christianus Adamus.

Em 1729 construiu o Palácio Thurn und Taxis em estilo barroco em Frankfurt.

Fig. 11 – Príncipe Anselm Franz Fürst von Thurn und Taxis

8ª Geração da Linhagem Real

Marie-Auguste Anna von Thurn und Taxis

A Princesa Marie-Auguste Anna von Thurn und Taxis nasceu em 11 de agosto de 1706 e veio a falecer em primeiro de fevereiro de 1756 em Göppingen, na Alemanha. Filha do Princípe Anselm Franz Fürst von Thurn und Taxis e da Princesa Maria Ludovika Anna Franziska.

Ela cresceu na Holanda austríaca e mais tarde mudou-se para Frankfurt, onde residiam a riqueza e os interesses econômicos de sua família. Casou-se com Karl Alexander Herzog von Württemberg, duque de Württemberg, em primeiro de maio de 1727 com quem teve os seguintes filhos: Karl Eugen, Eugen Louis, Louis Eugene, Friedrich II Eugen, Alexander Eugen e Auguste Elisabeth.

Fig. 12 – Princesa Marie-Auguste Anna von Thurn und Taxis

9ª Geração da Linhagem Real

Friedrich II Eugen Heinrich Herzog von Württemberg

Friedrich II Eugen Heinrich Herzog von Württemberg nasceu em 21 de janeiro de 1732 em Stuttgart, Baden-Württemburg, Alemanha e faleceu em 23 de dezembro de 1797 aos 65 anos em Hohenheim, Alemanha. Foi o quarto filho de Karl Alexander Herzog von Württemberg e Marie-Auguste Anna von Thurn und Taxis.

Casou-se com Friederike Sophia Dorothea von Brandenburg-Schwedt, filha de Friedrich Wilhelm Markgraf von Brandenburg-Schwedt e Sophie Dorothea Marie Prinzessin von Preußen, em 29 de novembro de 1753 em Schwedt, Alemanha, com quem teve doze filhos: Friedrich I, Ludwig, Eugen, Sophia Dorothea, Wilhelm Frederick Philip, Ferdinand Frederick August, Friederike Elisabeth Amalia, Elisabeth Wilhelmine Luise, Friederike Wilhelmine Katharina, Karl Frederick Henry, Alexander Frederick Henry.

Fig.13 – Dados do batismo de Friedrich II Eugen Heinrich Herzog von Württemberg – Family Search
Fig.14– Dados do casamento de Friedrich II Eugen Heinrich Herzog von Württemberg – Family Search
Fig.15 – Dados do óbito de Friedrich II Eugen Heinrich Herzog von Württemberg – Family Search
Fig. 16 – Friedrich II Eugen Heinrich Herzog von Württemberg

10ª Geração da Linhagem Real

Ludwig Friedrich Alexander of Württemberg

O Duque Ludwig Friedrich Alexander of Württemberg foi o segundo filho de Friedrich II Eugen Heinrich Herzog von Württemberg e de Friederike Sophia Dorothea von Brandenburg-Schwedt. Nascido em 30 de agosto de 1756, em Treptow an der Rega, Polonia e falecido em 20 de setembro de 1817 em Kirchheim unter Teck, na Alemanha. Seu irmão mais velho era Frederico I, o primeiro Rei de Württemberg, e sua irmã era a consorte da Imperatriz Russa, Maria Feodorovna .

Casou-se em 28 de outubro de 1784 com a princesa Maria Czartoryska (1768–1854), filha do príncipe Adam Kazimierz Czartoryski e da condessa Isabella von Flemming. Sua esposa pediu divórcio após saber de sua traição. Tiveram apenas um filho em 1793, Adam Karl Wilhelm Nikolaus Paul Eugen von Württemberg. 

Casou-se novamente em 28 de janeiro de 1797 em próximo de Bayreuth, Alemanha , com a princesa Henriette de Nassau-Weilburg, filha de Charles Christian, duque de Nassau-Weilburg e princesa Carolina de Orange-Nassau . O casal teve cinco filhos: Maria Dorothea Luise, Amalie Therese Luise, Pauline Therese Luise, Elisabeth Alexandrine Konstanze, Alexander Paul Ludwig Konstabtub Herzog von Württemberg.

Fig. 17 – Ludwig Friedrich Alexander of Württemberg

11ª Geração da Linhagem Real

Alexander Paul Ludwig Konstantin Herzog von Württemberg

Alexander Paul Ludwig Konstabtub Herzog von Württemberg nasceu aos 9 de setembro de 1804 em São Petersburgo, na Rússia, e falecido em 1 de janeiro de 1886 em Yorkshire na Inglaterra. Foi o mais velho dos cinco filhos de Ludwig Friedrich Alexander of Württemberg com a princesa Henriette de Nassau-Weilburg .

Aos 2 de maio de 1835 em Vienna, na Austria, casou-se com Countess Claudine Susannah Rhédey Rhédey von Kis-Rhéde, com quem teve três filhos, Princess Claudine Henrietta Marie Agnes Württemberg, Francis Paul Charles Louis Alexander von Württemberg Duke Of Teck e Amalie Josephine Henriette Agnes Susanne Von Teck.

Sua esposa faleceu acidentalmente após uma queda de cavalo, a partir daí Alexander sofreu um colapso mental, uma condição que durou até sua morte.

Fig. 18 – Alexander Paul Ludwig Konstabtub Herzog von Württemberg

12ª Geração da Linhagem Real

Francis Paul Charles Louis Alexander von Württemberg

Francis Paul Charles Louis Alexander von Württemberg Duke nasceu aos 28 de agosto de 1837 em Osijek na Croácia, batizado pelo nome Franz Paul Karl Ludwig Alexander. Falecido em Surrey, Inglaterra, aos 21 de janeiro de 1900.

Casou-se aos 12 de junho de 1866, em Londres, Inglaterra, com sua prima de terceiro grau, a princesa Maria Adelaide de Cambridge (1833-1897),  que era a filha mais nova do príncipe Adolphus, o duque de Cambridge.  

Fig. 19 – Dados do casamento de Francis Paul Charles Louis Alexander von Württemberg Duke Of Teck

O casal teve entre seus filhos Victoria Mary Augusta Louise Olga Pauline Claudine Agnes, Adolphus Charles Cambridge, Francis Joseph Leopold Frederick Württemberg, Alexander Augustus Frederick, William Alfred George Cambridge.

Fig. 20 – Francis Paul Charles Louis Alexander von Württemberg, sua família e sua esposa Maria Adelaide de Cambridge

13ª Geração da Linhagem Real

Victoria Mary Augusta Louise Olga Pauline Claudine Agnes

Victoria Mary Augusta Louise Olga Pauline Claudine Agnes nascida em Londres, Inglaterra aos 26 de maio de 1867 e falecida em Westminster aos 24 de março de 1953. Era filha de Francis Paul Charles Louis Alexander von Württemberg Duke Of Teck e Maria Adelaide de Cambridge.

Casou-se com George Frederick Ernest Albert aos 6 de julho de 1893 em Londres, Inglaterra. George era neto da rainha Victória (Alexandrina Victoria), sua avó herdou o trono aos 18 anos de idade, após o a morte do tio dela, Willian IV, que não tinha filhos legítimos, assim como dois tios mais velhos dela também terem falecidos sem herdeiros legítimos, e assim reinou por 63 anos. O tio de George Frederick Ernest Albert , Albert Edward (Edward VII) foi o sucessor da rainha Victória, entretanto em menos de um ano abdicou ao trono para se casar com uma mulher que era divorciada, o que não era aceito no reinado da época. O novo sucessor do trono foi o irmão Albert Frederick Arthur George (George V), esse era pai de George Frederick Ernest Albert (George VI).

Victoria Mary Augusta Louise Olga Pauline Claudine Agnes, torna-se rainha consorte, quando George VI assume o trono e passa a ser chamada de Mary of Teck.

Fig. 21 – Linha de Sucessão do Reinado Britânico

O rei George V faleceu aos 6 de fevereiro de 1952, em Norfolk, Inglaterra. A rainha Mary of Teck faleceu aos 24 de março de 1953 em Londres, Inglaterra. Deixaram os seguintes descendentes, Edward Albert Christian George Andrew Patrick David (Edward VIII), George Frederick Ernest Albert (George VI), Victoria Alexandra Alice Mary, Henry William Frederick Albert, George Edward Alexander Edmund, John Charles Francis.

Fig.22- George V, sua Família e Mary of Teck

14ª Geração da Linhagem Real

Albert Frederick Arthur George

Albert Frederick Arthur George (George VI) nasceu aos 14 de dezembro de 1895 em Norfolk, Inglaterra, e falecido aos 06 de fevereiro de 1952. Foi o segundo filho do Rei George V e a rainha Mary of Teck, tornou-se rei depois que seu irmão mais velho, Edward VIII, abdicou da coroa.

Foi casado com Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon (1900-2001) aos 26 de abril de 1923 em Londres, Inglaterra, se tornou rainha consorte Elizabeth I, também chamada de “Rainha Mãe”, faleceu com 102 anos de idade. O casal teve duas filhas, Elizabeth Alexandra Mary e Margaret Rose of York.

Fig.23 – Rei George VI, sua família e sua esposa a rainha Mãe – Elizabeth I

15ª Geração da Linhagem Real

Elizabeth Alexandra Mary – Rainha Elizabeth I

Elizabeth Alexandra Mary nasceu aos 21 de abril de 1926 em Londres, Inglaterra e falecida no mesmo local aos 08 de setembro de 2022. Era filha do Rei George VI e a rainha mãe Elizabeth I. Aos 25 anos, após o falecimento do seu pai, George VI, tornou-se rainha e seu reinado durou 70 anos.

Foi casada com um primo de terceiro grau, Philip Mountbatten, tinham em comum a trisavó rainha Victoria. Tiveram Charles Philip Arthur George (Charles III), Anne Elizabeth Alice Louise, Andrew Albert Christian Edward e Edward Antony Richard Louis.

Após seu falecimento, quem assume e o trono é Charles III, filho mais velho.

Fig. 24 Mosaico de fotos da Rainha Elizabeth II e familiares.

Agora observe a figura a seguir, foi falado até agora dos descendentes de Johann von Taxis, representado na linhgem a direita, onde foi possível identificar a linhagem que chega a família real britânica. Agora seguimos para a linhagem dos descendentes de Maffeo von Taxis, na qual a geração de seus descendentes em um determinado momento segue para o Brasil.

Fig.25 – Linhagem de Maffeo e Johann

*PARTE II – GERAÇÕES DA LINHAGEM BRASILEIRA – MAFFEO DE TASSIS*

1ª Geração da Linhagem Brasileira

Maffeo de Tassis

Maffeo de Tassis (ou Mateo de Tassis, ou ainda Maffeo von Taxix), filho de Ruggero de Tassis e Alegria Albracci, nasceu aproximadamente em 1480 na região da Lombardia, na Itália, e faleceu em 1536 ou 1537.

Foi casado na região da atual Bélgica com Francisca Rodrigues de Freitas1,2, nascida em Portugal. Tiveram 3 filhas e 1 filho, o filho, Francisco Taques Pompeu, nascido em Flandres (na atual Bélgica). Maffeo .

Fig. 26 – Nobiliário da Ilha da Madeira

2ª Geração da Linhagem Brasileira

Francisco Taques Pompeu

Francisco Taques Pompeu, nasceu por volta de 1530, no antigo Ducato de Brabante, na região de Flandres (atual Bélgica), que na época era um reino governado pelos Nassau. Casou-se na vila de Setúbal, em Portugal, com Inês Rodrigues, o casal teve dois filhos, Pedro e Francisca. 

“Francisco descendia de “nobilíssima família flamenga.

Mudou-se da Bélgica para Portugal por motivos de comércio, instalando-se em Setúbal, na freguesia de São Julião.”

Fig. 27 – Sobre Francisco Taques Pompeu – Genealogia Paulistana
Fig. 28 – Sobre Francisco Taques Pompeu – Genealogia Paulistana – continuação

3ª Geração da Linhagem Brasileira

Pedro Taques

Pedro Taques era filho de Francisco Taques Pompeu e Inês Rodrigues, Pedro Taques, nasceu em 1570, provavelmente na freguesia de São Julião, Setúbal .

Em 1591, Pedro Taques veio para o Brasil como secretário de Dom Francisco de Sousa, sétimo governador-geral do Brasil. Morou na Bahia até 1598, quando então veio para São Paulo acompanhando o governador-geral.

Pedro Taques casouse no Brasil, com Anna de Proença, filha de Antonio de Proença e de Maria Castanho, teve 4 filhos e 2 filhas com Anna Proença. Pedro faleceu em 26 de outubro de 1644, em São Paulo, São Paulo, Brasil.

Entre os seis filhos de Pedro Taques teve Marianna Pompeu Taques (denominada também de Maria).

Fig. 29 – Genealogia Paulistana – Título Taques Pompeus

4ª Geração da Linhagem Brasileira

Marianna Pompeu Taques

Marianna Pompeu Taques é filha de Pedro Taques e Anna Proença, nascida por volta de 1600 em São Paulo, e falecida na mesma localidade em 1625 com testamento. Foi casada com Manoel de Goes Raposo, filho de Antonio Raposo (o Velho) e de Isabel de Goes. Teve duas filhas, Anna e Izabel.

Fig. 30 – Projeto Compartilhar – Testamento de Marianna Pompeu (Maria Pompeu)

5ª Geração da Linhagem Brasileira

Anna Goes Predrozo

Anna Goes Predrozo era filha de Manoel de Góes Raposo e de Marianna Pompeu Taques, nascida e sepulta em Guaratinguetá, estado de São Paulo (1637-1679). Casou-se com Aleixo Leme dos Reis, com quem teve 4 filhas e um filho.  Sua filha Maria Leme da Silva é a que dará sequência nesta linhagem.

Fig. 31 – Genealogia Paulistana, Título Taques Pompeus

6ª Geração da Linhagem Brasileira

Maria Leme da Silva

Maria Leme da Silva, filha de Anna Goes Predrozo e de Aleixo Leme dos Reis, nasceu aproximadamente 1670, em Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil. Casou-se com Antonio Gonçalves Ribeiro, teve três filhos e duas filhas. Um dos filhos, Jose Gonçalves dos Reis Ribeiro, nascido no estado de São Paulo, aproximadamente em 1700 e falecido em Lages, Santa Catarina.

Fig. 32 – Genealogia Paulistana, Título Taques Pompeus

7ª Geração da Linhagem Brasileira

Jose Gonçalves dos Reis Ribeiro

Jose Gonçalves dos Reis Ribeiro era filho de Maria Leme e de Antnio Gonçalves Ribeiro.  Foi o ancestral que migrou do estado de São Paulo para Santa Catarina. Consta que ele tinha um título militar de Alferes, corresponde a um segundo tenente ou um subtenente nos dias de hoje.

Jose casou-se com Izidora Godoy do Amaral Gurgel (1705-1749), como Izidora era paulista, provavelmente tenha casado ainda no estado de São Paulo.

Fig. 33 – Genealogia Paulistana, Título Taques Pompeus

Bogaciovas cita em seu artigo publicado na Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP – nº 6 – “Antigos Proprietários Rurais de Lages” – cita o casal Jose Gonçalves dos Reis Ribeiro e sua esposa Izidora Godoy do Amaral Gurgel:

“A fazenda de Santa Bárbara que consistia em campos na Costa da Serra, foi adquirida por Mateus José da Silva através de escritura pública passada a 16 de abril de 1805 na vila de Lages (1º Ofício de Lages, Lº de notas nº 6, fls. 25 a 26). Foram vendedores o casal Caetano José de Sousa e sua mulher D. Inácia Maria do Amaral, que lhes couberam por morte e partilhas de sua mãe Maria Josefa de Carvalho. Caetano José de Sousa casou-se a 8 de junho de 1801 na matriz de Lages (2º, fls. 63-v) com D. Inácia Maria do Amaral; ele era natural da freguesia da Sé da cidade do Rio de Janeiro, filho de Mateus José de Sousa, nascido e batizado na Sé da cidade de Angra, Ilha Terceira e de sua mulher Maria Josefa de Carvalho; neto paterno de José de Sousa Medeiros e de sua mulher Inês Maria da Conceição; neto materno de Caetano José de Carvalho e de sua mulher Úrsula Maria de Macedo. D. Inácia Maria nasceu e foi batizada a 20 de maio de 1787 na vila de Lages (1º, fls. 63), filha de José do Amaral Gurgel, nascido e batizado na Sé de São Paulo e de sua mulher D. Maria do Nascimento, nascida e batizada na vila de Taubaté; neta paterna do alferes José Gonçalves dos Reis Ribeiro e de sua mulher D. Isidora do Amaral Gurgel, ambos nascidos e batizados na Sé de São Paulo; neta materna de Manuel Marques Arzão, nascido e batizado na vila de Santana de Parnaíba e de sua mulher Joana Soares de Jesus, nascida e batizada na vila de Taubaté. De acordo com o recenseamento de Lages no ano de 1803, Caetano nasceu cerca de 1770 no Rio de Janeiro, era cabo de esquadra das Ordenanças, criador, branco, e sua mulher nasceu cerca de 1788, também branca.”

Confirmando-se assim, que Jose Gonçalves dos Reis Ribeiro e sua geração estavam em Lages, Santa Catarina nesta época.

8ª Geração da Linhagem Brasileira

Jose do Amaral Gurgel Annes

Jose do Amaral Gurgel Annes era filho de Jose Gonçalves dos Reis Ribeiro e de Izidora Godoy do Amaral Gurgel, nascido aproximadamente em 1748. Migrou com os pais do estado de São Paulo para Santa Catarina.

Jose foi casado com Maria do Nascimento de Jesus em 21 de janeiro de 1772 em Santana do Parnaíba, São Paulo, tiveram nove filhos, entre eles Maria Custódia do Amaral Gurgel.

Transcrição do Registro de Matrimônio de José do Amaral Gurgel e Maria do Nascimento de Jesus:

“Aos Vinte e Um de Janeiro de mil sette centos e setenta e dous annos nesta Igreja Matriz de Santa Anna da Villa de Parnahiba, pelas quatro horas da tarde pouco mais ou menos precedendo provizam do Reverendo Senhor Doutor Vigário […] Martins Lourenço de Carvalho, […] recebeu por palavras de presente em minha presença na forma do Sagrado Concilio, José do Amaral Gurgel, Filho Legítimo do José Gonçalves Dos Reis Ribeiro e Izidora Godoy do Amaral Gurgel, Naturaes da Cidade de Sam Paulo, Netto Paterno de Antonio Gonçalves Ribeiro e Maria Leme, Naturaes da Cidade de Sam Paulo, Netto Materno do Sargento Mor Bento d Amaral Gurgel (da Silva, grifo meu) Natural da Cidade do Rio de Janeiro e Dona Escholastica de Godoy Moreira, Natural da Cidade de Sam Paulo, onde o Contraente é Morador, Com Maria do Nascimento de Jesus, natural da Freguesia de Taubaté, Filha Legisitma de Manoel Marques de Arzam, Natural desta Freguesia e Joanna Garcia de Jesus, natural da Freguesia de Taubaté, Netta Paterna de Manoel Marques de Carvalho, Natural da Villa de Obidos Portugal e Izabel Rodrigues de Miranda desta Freguesia da Parnahiba, Netta Materna de Álvaro Soares Fragoso, natural de Taubaté e Sua Mulher Catharina de Unhate, Também da Mesma Freguesia de Taubaté, […] Foram Testemunhas Além de Vária Pessoas Que se Acharam Presentes, o Capitam Antonio de Freitas de Toledo, Homem Casado e Maria de Boaventura do Amaral Gurgel, Filha Solteira de Lourenço Leme de Siqueyra, moradores da Cidade de Sam Paulo, o Tenente Polycarpo Joaquim de Oliveyra, homem Casado e Maria Benta Rodrigues Mulher do Capitam Ignacio José da Silva… Assignam as duas Testemunhas Abaixo, dia, mes, anno, ut supra. O Vigario Manoel Mendes de Almeida / Antonio de Freitas [Toledo?] / […] Joaquim […]”

Fig. 34 – Registro de Casamento de Jose do Amaral Gurgel Annes
Fig. 35 – Registro de Casamento de Jose do Amaral Gurgel Annes

De acordo com o óbito encontrado em Lages, Santa Catarina, faleceu aos 30 de dezembro de 1818.

“Aos trinta dias de Dezembro de mil oitto centos e dezoitto annos nesta Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Lage faleceu da vida prezente Jozé do Amaral Gurgel branco, de idade de settenta mais ou menos annos: […] com todos os Sacramentos, foi sepultado […] para sima por mim […]: para constar faço este assento. O Vigário Joaquin de Sá Sottomaior”

Fig. 36 – Registro de Óbito de Jose do Amaral Gurgel Annes

9ª Geração da Linhagem Brasileira

Maria Custódia do Amaral Gurgel

Maria Custódia do Amaral Gurgel era provavelmente a filha mais velha de Jose do Amaral Gurgel Annes e Maria do Nascimento de Jesus, pois nasceu no mesmo ano de casamento, no estado de Santa Catarina (1772-1841).

“Aos doze dias do mes de Novembro de mil settecentos e settenta e dois annos nesta villa e freguesia Nossa Senhora dos Prazeres de Lages, na Cappelinha da M, que faz as vezes de Matriz perante os padrinhos abaixo declarados baptizei e pus aos Santos a Maria inocente, filha de Joseph do Amaral e de sua mulher Maria do Nascimento de Jesus: Forão padrinhos Tenente Bento Soares da Motta e Maria Garcia todos desta; digo, e Joanna Garcia todos moradores nesta freguesia e para constar fiz este assento dia mes e anno ut supra.” Pedro Gonçcalves Palheiros”

Fig. 37 Batismo de Maria Custódia do Amaral Gurgel

Foi casada com João Antonio Borges de Castro (1759-1823), um português vindo da Angra do Heroísmo (Portugal).

“Aos primeiro dia do mes de Maio de mil sette centos oitenta e seis anos nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Prazeres da Villa de Lages [horario] depois de feito o pronunciamento […] mim […] Aexandre da Sylva Esteves e Joze Correa Soares Navarro […] por todos conhecidos desta freguesia […] Joam Antonio filho legítimo de Jose Francisco e Joana Inacia de Souza. Ele da cidade de Angra, e Maria Custódia filha legítima de José do Amaral Gurgel e Maria do Nascimento de Jesus natural e batizada nesta freguezia […] as benção Nupciais Deque fiz este assento. Vigario Francisco […] / Joze Correa de Moraes […] / Alexandre dos Santos Esteves”

Fig. 38 – Casamento de Maria Custódia do Amaral Gurgel e João Antônio Borges

Segue relato encontrado no artigos “Antigos Proprietários Rurais de Lages” (BOGACIOVAS, MMA. Revista da ASBRAP n° 6), sobre João Antônio Borges e Maria Custódia:

“João Antônio Borges era natural da cidade de Angra, Ilha Terceira, Açores, filho de José Francisco e de sua mulher Joana Inácia, ambos naturais de Angra. Casou-se a 1º de fevereiro de 1786 na matriz de Lages (1º, fls. 31) com D. Maria Custódia, nascida em Lages, onde foi batizada a 2 de novembro de 1772 (matriz, 1º, fls. 11), filha de José do Amaral Gurgel (Annes) e de sua mulher D. Maria do Nascimento de Jesus. João Antônio era camarista da vila de Lages no ano de 1791 (DAESP, nº de ordem 257). De acordo com o recenseamento de Lages no ano de 1803, João Antônio constou como fazendeiro; ele e sua mulher eram brancos e eram senhores de 2 escravos.”

Maria Custódia e João Antonio Borges tiveram 8 filhos, entre eles Felipe Borges do Amaral Castro.

10ª Geração da Linhagem Brasileira

Felipe Borges do Amaral Castro

Felipe Borges do Amaral Castro nasceu em 8 de setembro de 1811 em Lages, Santa Catarina, teve com Maria Francisca de Melo 4 filhos, não foi casado com ela, teve uma segunda união com Maria do Nascimento Amaral, do qual gerou pelo menos mais 3 filhos. Faleceu no Rio Grande do Sul em 6 de março de 1876. Entre os filhos gerou Pedro Borges do Amaral Melo, nascido aproximadamente em1842. A comprovação da filiação dos filhos com Maria Francisca de Melo é através do seu testamento, já que não consta nos registros a paternidade, por não ter sido casado com ela.

Transcrição do registro de batismo de Felipe:

“Aos oito dias do mes de setembro de mil oitocentos e onze nesta igreja de Nossa Senhora dos Prazeres Vila de Lages batizei e puz os Santos Óleos o inocente Felipe filho de Antonio Borges e de Maria Custodia forão padrinhos o Tenente Manoel Rodrigues e Antonia do Amaral Gurgel. e para constar fiz este assento. O Vigario Joze Nunes Gaspar”

Fig. 39 – Batismo de Felipe Borges do Amaral Castro

Transcrição parcial do óbito de Felipe:

“Aos dezenove de junho de mil oitocentos e noventa e quatro annos nesta Freguesia de Nossa Senhora do Patrocinio dos Prazereres faleceu repentinamente em caza do Cidadão Antonio de Castro Mello, Fellipe Borges do Amaral natural deste bispado de Lages morador deste municipio de idade cincoeta e quatro annos, foi sepultado no Cemitério dos herdeiros do finado José Borges do Amaral e Castro. […]”

Fig. 40 – Óbito de Felipe Borges do Amaral Castro

11ª Geração da Linhagem Brasileira

Pedro Borges do Amaral Melo

Pedro Borges do Amaral e Melo era filho de Felipe Borges do Amaral Castro e de  Maria Francisca de Melo, conforme consta no inventário do seu pai. Nasceu em Lages, Santa Catarina por volta de 1840, faleceu em São Joaquim, Santa Catarina em 12 de julho de 1893.

Em uma união com Francisca Gonsalves de Lins nasceu Belmira Borges do Amaral Mello, sua única filha.

Fig. 41 – Filhos de Felipe Borges do Amaral Castro constante no seu inventário.

Transcrição do registro tardio de óbito de Pedro:

Fl.1 e 2 – nº 120 – “Aos vinte dias do mez de Janeiro de mil nove digo mil oitocentos e noventa digo de mil novecentos e trinta dois, em meu Cartório compareceu Cerciliano Borges de Andrade, e apresentou uma petição despachada pelo […] Juiz de Direito, autorizando a abertura do registro de óbito de Pedro Borges do Amaral e Mello, falecido a doze de julho de mil oitocentos e noventa e três, com sessenta e cinco anos filho de Maria Borges de Melo já falecida. A morte foi natural e causa ignorada e o cadáver foi sepultado no Cemitério de Morro Grande. Deixou testamento. De que lavrei este termo que lido. Assim […] declarante ao que dou fé. Eu Flisculo E. de Carvalho, Oficial do Registro Civil escrevi e dou fé e assino. São Joaquim, 8 de janeiro de 1932.”

Fig. 42 – Óbito de Pedro Borges do Amaral e Melo
Fig. 43 – Óbito de Pedro Borges do Amaral e Melo

12ª Geração da Linhagem Brasileira

Belmira Borges do Amaral e Mello

Belmira Borges do Amaral Mello era filha de Pedro Borges do Amaral e Mello e de Maria Francisca de Melo, nasceu aos 25 de junho de 1865 e foi batizada em 30 de junho de 1868 em Lages, Santa Catarina. Faleceu em 17 de janeiro de 1931 em São Joaquim, Santa Catarina. Casou-se com Aureliano Rodrigues de Andrade, pais de Maria Benta Borges de Andrade.

Batismo de Belmira Borges do Amaral e Mello:

“Aos trinta de junho de mil oito centos e sessenta e outo annos nesta Matris de Lages baptizei e puz os Santos Oleos, a innocente Belmira nascida em vinte e cinco de Outubro de mil oito cento e sessenta e cinco, filha de Pedro Borges do Amaral e Mello solteiro e Franscisca Gonçalves Lins viúva, batizada em casa por Francisco Borges do Amaral e Mello e por desconfiar de sua […] tornei a batiza-la. Forão padrinhos Jozé Pereira Gomes cazado e Ambrozina Borges de Amaral viuva, todos desta. O Vigario Antonio Luiz […] de Carvallho.”

Fig. 44 – Batismo de Belmira Borges do Amaral e Mello
Fig. 45 – Batismo de Belmira Borges do Amaral e Mello
Fig. 46 – Casamento de Belmira com Aureliano
Fig. 47 – Óbito de Belmira

13ª Geração da Linhagem Brasileira

Maria Benta Borges de Andrade

Maria Benta Borges de Andrade era filha de Aureliano Rodrigues de Andrade e de Belmira Borges do Amaral Mello, nasceu aos 5 de fevereiro de 1911 e falecida ao 29 de abril de 1965 em São Joaquim, Santa Catarina. Casou-se aos 25 de outubro de 1945 em São Joaquim, Santa Catarina, com Elviro Fermino Nunes, passando a se chamar Maria Benta Borges Nunes. O casal teve 11 filhos, Belmira, Valentin, Olympio, Rita de Cassia, João, Joaquim, Honorata, Necy, Tonico, Darcy, Honorato.

Fig. 48 – Foto de Maria Benta
Fig. 49 – Casamento de Maria Benta com Elviro
Fig. 51 – Óbito de Maria Benta

Conforme a descrição deste estudo, é possível identificar que a genealogia nos reserva grandes surpresas. Quando descobrimos que compartilhamos dos mesmos ancestrais de integrantes da realeza europeia, como foi nesse caso específico, ou mesmo de indígenas, africanos, pessoas de diferentes etnias e culturas, que nunca saberemos ao certo quem eram, mas que carregamos um pouco de cada um em nós.

Compartilhar dos mesmos ancestrais que uma Rainha, não nos torna mais ou menos importante, mas nos mostra que somos no fundo iguais, com destinos diferentes.


FONTES:

  1. https://nl.wikipedia.org/wiki/Frans_van_Tassis https://de.wikisource.org/wiki/ADB:Taxis,_Franz_von_(kaiserlicher_Postmeister)
  2. Retrato de Frans van Tassis (pintado por Hendrik van Wueluwe em 1514). Frans era irmão de Ruggero e deixou aos sobrinhos a herança o Serviço Postal. Disponível em:  https://nl.wikipedia.org/wiki/Frans_van_Tassis#/media/Bestand:Franzvontaxis.jpg
  3. Real Academia de La História – Maffeo de Tassis. Disponível em: http://dbe.rah.es/biografias/71566/maffeo-de-tassis
  4. http://www.museodeitasso.com/it/news-ed-eventi/Ruggero-Tasso-e-la-corrispondenza-con-Antonio-Perrenot-De-Granvelle-larticolo-di-Bonaventura-Foppolo/
  5. http://w.genealogy.euweb.cz/thurn/thurn3.html#L1
  6. Serviços Postais de 1500 a 1737: a situação postal. Disponível em: https://www.ilpostalista.it/chieppiservizipostali1.htm#_ednref1
  7. Dados Sepultamento de Johan von Taxis. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVKC-NCY4?from=lynx1UIV8&treeref=LDBR-697
  8. https://www.genearc.net/index.php?op=ZGV0YWxoZVBlc3NvYS5waHA=&id=OTU0Mw==
  9. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamoral_de_Taxis
  10. Biografia de Lamoral II Claudius Franz. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Lamoral_II_Claudius_Franz,_Count_of_Thurn_and_Taxis
  11. https://artsandculture.google.com/entity/eugen-alexander-franz-1st-prince-of-thurn-and-taxis/m09rw2w1
  12. https://ancestors.familysearch.org/en/LH11-DNY/first-prince-eugen-alexander-franz-of-thurn-and-taxis%2C-postmaster-general-1652-1714
  13. https://pt.wikipedia.org/wiki/Thurn_e_Taxis
  14. https://en.wikipedia.org/wiki/Anselm_Franz,_2nd_Prince_of_Thurn_and_Taxis
  15. http://thepeerage.com/p11492.htm#i1149
  16. https://en.wikipedia.org/wiki/Princess_Marie_Auguste_of_Thurn_and_Taxis
  17. https://www.historyofroyalwomen.com/marie-auguste-of-thurn-and-taxis/marie-auguste-of-thurn-and-taxis-the-formidable-co-regent/
  18. Biografia de Friederich II. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Frederick_II_Eugene,_Duke_of_W%C3%BCrttemberg
  19. Batismo de Friedrich II. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:NHBR-G4D?from=lynx1UIV8&treeref=LHLQ-N1S
  20. Casamento de Friedrich II. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:JHJ3-FBQ?from=lynx1UIV8&treeref=LHLQ-N1S
  21. Óbito de Friedrich II. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVK9-TJ42?from=lynx1UIV8&treeref=LHLQ-N1S
  22. Biografia de Ludwig Friedrich Alexander of Württemberg. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Duke_Louis_of_W%C3%BCrttemberg
  23. Memorial do sepultamento https://pt.findagrave.com/memorial/43788158/ludwig-friedrich_alexander-von_w_rttemberg#
  24. NORONA, H.H. Nobiliário da Ilha da Madeira ano de 1700. Tomo I. Revista Genealógica Brasileira, São Paulo, Brasil, 1948. Capa.
  25. NORONA, H.H. Nobiliário da Ilha da Madeira ano de 1700. Tomo II. Revista Genealógica Brasileira, São Paulo, Brasil, 1948. Pag.291-292.
  26. Genealogia Paulista. Tit. Taques Pompeu. Vol. IV https://archive.org/details/GenealogiaPaulistana/Genealogia_paulistana_IV/page/n225/mode/2up
  27. Inventário de Felippe Borges do Amaral e Castro e Maria do Nascimento Amaral, autos de 11 de Março de 1865, do qual foi inventariante o Cap. Olivério da Silva Esteves, existente no Arquivo Público de Porto Alegre/RS, do Cartório de Órfãos e Ausentes de Sto Antônio da
    Patrulha, arquivado sob o Nr 446 M:14 E:57 A:1874, páginas 4 e 5.
  28. Family Search: https://www.familysearch.org/pt/

PARCEIROS

Quer fazer sua cidadania italiana? Entre em Contato com Vedelago Cidadania no e-mail:
vedelagocidadania@gmail.com


Vinhos com todo o requinte ao seu alcance é na BRASVINO!

É só clicar!